O Bom Doutor de Varsóvia - Elizabeth GiffordEsta é uma história real, baseada em narrativas de dois personagens de grande importância neste livro, que são Misha e Sophia.
Na época dos acontecimentos, estes jovens só queriam poder viver e realizar os seus sonhos, como todos em sua plena juventude, mas tiveram que adiar tudo que planejaram, pela maldade que iriam presenciar em suas vidas, entre muitos fatos o terror que foi o Nazismo para o mundo. Teremos neste romance a solidariedade e o amor ao próximo, como a dedicação à centenas de crianças que perderam seus pais, para esta monstruosidade que manchou uma época para toda a eternidade. Esta ficção, baseada em fatos reais começa a ser narrada em 1937, quando Misha, um rapaz que estuda engenharia e pretende ser professor, se une com toda sua garra ao doutor Janusz Korczak, um herói de guerra, solteiro, médico, pedagogo, escritor e oficial no exército da Polônia e que com muita dedicação, tem como seu maior objetivo, cuidar destas crianças que infelizmente presenciaram o horror do holocausto. Tudo começou a ruir em maio de 1.937, quando o doutor Korczak perde o orfanato que fundou, no qual o jovem Misha já o ajudava e onde conhece sua futura companheira Sophia. Além de se dedicar ao orfanato, Korczak fazia transmissões de rádio para milhares de poloneses, onde passava mensagens e informava sobre as crianças, mas tem estas transmissões interrompidas. É o nazismo ganhando forças com suas ameaças contra os judeus, que começa surgir. Quando tudo parecia desmoronar no cenário da Segunda Guerra Mundial, em Varsóvia na data de 1.940, onde no gueto judeu, homens, mulheres e crianças morriam de fome todos os dias, os estudantes Misha e Sophia que estavam prontos para se unirem ao matrimônio, fogem da Polônia para tentarem se proteger, mas são obrigados a voltar e conseguem sobreviver se juntando ao doutor Korczak, na luta pelas crianças e passam a ajudar o doutor a cuidar do orfanato, o qual ampara com muito carinho e dedicação, os pequenos órfãos da guerra, que ficaram desamparados, com a morte de seus pais, na brutalidade do controle nazista. Em 1.942 o extermínio dos judeus, chega ao orfanato. As crianças são levadas, saqueadores invadem o prédio que as abrigavam e é o fim do local que até então servira como abrigo. Uma história comovente, onde poucos tiveram a sorte de sobreviver, no terror que foi esta época. Misha e Sophia sobreviveram e narraram tudo que presenciaram neste emocionante livro. A autora Elisabeth Gifford, nasceu em Midlands na Inglaterra é especialista em dislexia e dedica-se a escrever romances de momentos históricos. Este livro foi publicado recentemente, em 02 de fevereiro de 2.022.
0 Comments
Leave a Reply. |
Gazeta RibeirãoO Gazeta Ribeirão surgiu em 1994, é um jornal informativo, com tiragem de 6.000 exemplares, editado mensalmente, com distribuição gratuita. Arquivos
Setembro 2024
Categorias
Tudo
|