Torto Arado - Itamar Vieira JúniorUm livro emocionante que conta o sofrimento de um povo que vive na extrema miséria, onde a escravidão e o racismo fica muito em evidência, muitos vivem na luta para conseguir seu pedaço de terra e são explorados em seu trabalho, realidade ainda presente no Brasil.
O romance foi escrito em três partes denominadas Fio de corte, Rio de sangue e Torto arado. Bibiana, uma das personagens marcantes, conta sua história desde sua infância morando em uma casa de barro, no sertão baiano, na fazenda Água Negra. Bibiana com 7 anos e as irmã Belonisia com 6 anos, foram marcadas por um acidente, quando tiveram suas vidas entrelaçadas ainda crianças, uma completando a outra, apesar de suas diferenças. Elas como muitos, vivem no sertão em condições de muita pobreza, marcadas pela fome, moram em uma casa pequena com os pais e a avó. Donana a avó, tinha uma mala que escondia e despertou a curiosidade das irmãs e em um dia com sua distração, conseguiram abrir e ver o que continha, achando dentro uma faca de prata enrolada em trapos e na curiosidade as duas colocaram na boca para sentir o gosto da prata e sofreram cortes profundos, sendo que uma delas chega a perder a língua, tendo problemas na fala e na deglutição. Este fato as uniu, fazendo com que uma auxiliasse a outra, principalmente para Belonisia, em suas necessidades de se expressar e de ser compreendida pela irmã. A avó quando este fato aconteceu, levou a faca de prata com cabo de marfim para o rio e nunca ninguém soube o paradeiro desta faca e não entenderam também, porque diante de tanta miséria nunca foi vendida para ajudar nas necessidades da casa. As irmãs tem muita vontade de melhorar de vida e uma quer se tornar professora e a outra aprender sobre a terra. Uma vida de muita luta na roça, principalmente quando ocorria a seca. Para sobreviver, colhiam os frutos de buriti e vendiam na cidade, mas mesmo com toda miséria, a violência também fica bem clara. Quem tem o poder sobre a terra deixa sempre em evidência quem é quem manda. Neste romance iremos deparar com um povo que teve suas terras e suas dignidades roubadas, mas nos mostra a força de seus personagens e principalmente das mulheres. Em todo sertão, sempre tem um curandeiro e na fazenda Água Negra o pai de Bibiana e Belonisia, era conhecido como Zeca Chapéu Grande, tido no sertão como curador e vivia de portas abertas para acolher doentes, pessoas aflitas e necessidades de remédios e raízes. Um romance com personagens fictícias, onde a única personagem real é Santa Rita Pescadeira, que narrou o ato final que foi Torto arado. O autor deste romance é Itamar Vieira Júnior, nascido em 06 de agosto de l979, em Salvador, Bahia. Ganhador do Prêmio Teta em 2018. Prêmio Jabuti em 2020 e Prêmio Oceanos em 2020. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA.
0 Comments
|
Gazeta RibeirãoO Gazeta Ribeirão surgiu em 1994, é um jornal informativo, com tiragem de 6.000 exemplares, editado mensalmente, com distribuição gratuita. Arquivos
Setembro 2024
Categorias
Tudo
|