O Livro do Ego - Osho (Rajneesh Chandra Mohan Jain)Vivemos em uma época em que o ego está em alta, presenciamos isto nas mídias, nas redes sociais e até mesmo no dia a dia das pessoas, que estão se transformando cada vez mais, inclusive fisicamente com tantas informações e procedimentos estéticos. Este é um mundo de fantasias, que deve ser mudado para que o homem possa ter a chance de se conhecer novamente e encarar com mais clareza a realidade da vida.
Neste livro iremos nos voltar mais para nosso interior, para tentarmos enxergar melhor através dos discursos do autor, que tenta fazer com que vejamos a possibilidade de encontrarmos a felicidade, abandonando o ego. Osho nos mostra que tentar se tornar algo que você não é, passa a ser uma doença. Ser você simplesmente é saúde, não existe a necessidade de você se mostrar tão especial para as pessoas, você é especial, você é único, basta você reconhecer, mas tem que saber que também não é mais especial que ninguém. O autor nos ensina que não devemos deixar nossa mente nos dominar, pois ela sempre estará pedindo mais e você esquecerá totalmente aquele ser bonito e feliz que era. Ele cita um exemplo de pessoas que se deixam dominar tanto pela mente, que ao chegar ao Paraíso, comentam: “Este é o paraíso? Deve haver algo mais!" Você deve aproveitar as coisas reais que tem e desfruta-las. A mente deve nos servir e não devemos deixar que ela nos use. Se você repetir uma mentira de forma contínua, você vai criar uma mente que acreditará ser uma verdade e vai esquecer, que no princípio era mentira. Enquanto você não abandonar o ego, nunca vai se conhecer, vai sempre viver em um mundo de mentiras, querendo sempre mais e nunca se sentirá satisfeito. Outro assunto interessante que ele aborda neste livro é a diferença entre o amor-próprio e a egomania. No amor-próprio existe apenas "amor", enquanto na egomania existe apenas o "eu". O egomaniaco cada vez mais irá aumentar seu sofrimento se tornará tenso e nervoso, enquanto no amor-próprio, se tornará mais livre e relaxado. Um livro com perguntas e respostas que o autor ensina a nos libertarmos do ego e tenta nos aproximar da inocência de nosso ser para vivermos melhor a realidade de nossas vidas e devemos aprender que a felicidade não precisa jamais fazer barulho! O autor, Rajneesh Chandra Mohan Jain, mais conhecido como Osho, nasceu em 1.931 na Índia e morreu em 1.990. Foi um guru, místico e polêmico líder espiritual indiano. Autor de mais de 600 livros.
0 Comments
|
Gazeta RibeirãoO Gazeta Ribeirão surgiu em 1994, é um jornal informativo, com tiragem de 6.000 exemplares, editado mensalmente, com distribuição gratuita. Arquivos
Setembro 2024
Categorias
Tudo
|