O Último Trem para Londres - Meg Waite ClaytonAo ler este livro, se prepare para fortes emoções. Com ele você irá fazer uma viagem, onde viverá momentos da história que tentamos esquecer, mas que ficou marcado para sempre nos corações de muitos. Apesar deste romance ser uma ficção, iremos ter muitos relatos verdadeiros mostrando o sofrimento dos judeus e como no meio de tanta maldade, existiam pessoas que tudo fez, arriscando até mesmo suas próprias vidas, para tentar amenizar a dor do próximo, nesta triste época que foi o início da segunda guerra mundial. Uma delas foi a holandesa Geertruida Wijsmuller, conhecida também por Truss Wijsmuller, uma mulher que não conseguiu realizar seu sonho de ser mãe, mas para salvar crianças, fez inúmeras viagens de trem e ajudou encaminhar mais de 10 mil crianças judias e austríacas, que foram mandadas para a Inglaterra, entre elas Stephan Neuman, que tinha 15 anos, era filho de uma família judia muito rica, tinha o sonho de ser dramaturgo e nem noção do que iria passar, quando os nazistas começaram dominar territórios e fechar as fronteiras. Stephan tinha uma grande amiga, Zophie-Helene, uma menina cristã, filha da editora de um Jornal Antinazista e que foi salva também por Truss e enviada para Inglaterra.
Adolf Eichmann personagem real desta história, foi um oficial nazista que mandou muitas pessoas para campos de concentração, foi preso no final da guerra e fugiu dos EUA indo viver na Argentina, sendo descoberto em 1961 quando foi enforcado. Comandou os terrores e foi quem mostrou à Áustria que ela se encontrava sobre o primeiro território a ser dominado, quando aconteceu o Anschluss, primeiro ato de agressão e expansão territorial por parte do regime da Alemanha Nazista, que resultou na violência contra a população judaica da Áustria. Este é um romance que irá focar mais nos fatos históricos, que aconteceram naquela época e muito pouco nos personagens. Apesar de existirem muitos livros que narra sobre esta época, sempre iremos conhecer algo que irá nos surpreender em meio a tanta maldade. A autora, Meg Waite Clayton é americana, nascida em Washington, EUA em 1959, novelista e escreveu vários romances.
0 Comments
Leave a Reply. |
Gazeta RibeirãoO Gazeta Ribeirão surgiu em 1994, é um jornal informativo, com tiragem de 6.000 exemplares, editado mensalmente, com distribuição gratuita. Arquivos
Agosto 2024
Categorias
Tudo
|