Escrito por Cezar Augusto BatistaEm seu primeiro trabalho literário publicado, o médico e professor José Alberto nos traz um livro cativante, rico em detalhes e, como homem da ciência, explica-nos, de forma amena, alguns aspectos da medicina e suas doenças.
Descreve a cidade de Sales Oliveira, seus amigos de infância, parentes e muitos fatos curiosos, como se estivesse vendo-os, tamanha é a lembrança de tudo. Dentro das crônicas engloba a geografia e o desenvolvimento econômico regional. Como não poderia deixar de ser, o que ocorre em todas as cidades pequenas, em Sales também existiram alguns tipos populares e foram bem abordados pelo autor. Fui transportado ao meu tempo de criança, com os folguedos de rua junto aos amigos, alguns dos quais até hoje conservo, ao grupo escolar, enfim: um feliz retorno ao passado. O autor revela extensa cultura geral, dissertando sobre filmes antigos e novos, músicas de hoje e ontem, com seus respectivos intérpretes e mesmo radionovelas, deixando de citar uma que eu ouvia, sempre, quando menino: "Jerônimo, o herói do sertão”, a qual depois transformou-se em telenovela. Longe de ser um livro de autoajuda, contra o qual nada tenho, mesmo porque muitos ajudaram-me e escrevi alguns, todavia ele, em seu âmago, nos revela muitas lições de humildade, gratidão e comportamento para o enriquecimento de nosso caráter. Em um dos casos ressalta o valor da FEB e o descaso com ela por parte dos "aliados" e suas mídias e conta pormenores ouvidos de "pracinhas" que lá estiveram. Encerrando a obra e para torná-la ainda mais real, o Dr. José Alberto cita as dificuldades pelas quais a família passou, em determinado período, o que não é raro em um país em desenvolvimento, com tantos altos e baixos na Economia, e muitas pessoas querendo levar vantagem em tudo. Além da descrição minuciosa da "Sales Oliveira de 1940 e pouco mais", chama-nos a atenção a capacidade do escritor, como ser humano, de cultivar suas amizades com pessoas de todas as camadas sociais e tentar acompanhá-las durante toda a vida.
0 Comments
Leave a Reply. |
Gazeta RibeirãoO Gazeta Ribeirão surgiu em 1994, é um jornal informativo, com tiragem de 6.000 exemplares, editado mensalmente, com distribuição gratuita. Arquivos
Novembro 2024
Categorias
Tudo
|